Com o desenvolvimento do turismo na cidade, foi necessário organizar iniciativas que atraíssem pessoas durante a baixa temporada, afinal, o município passou a ser dependente do turismo. Uma destas iniciativas foi a Corrida de Calhambeques.

A primeira corrida foi realizada em 29 de abril de 1974, promovida pelo Departamento de Turismo e Comissão Municipal de Esportes, e depois outras se seguiram.
Eram realizadas na Avenida Atlântica e na faixa de areia da praia, transformadas provisoriamente em autódromos. Os carros e calhambeques eram devidamente equipados e os experientes pilotos faziam um grande espetáculo automobilístico, que era aplaudido por significativo número de pessoas.
Pouco tardou, após o advento das corridas, para que surgissem pessoas interessadas em fundar um clube. Então, em 1978, os amantes do automobilismo decidiram criar o Automóvel Clube Social Esportivo, hoje localizado no Bairro Ariribá.
Assim, a corrida de calhambeques acabou motivando grandes encontros e muitos momentos de descontração e conseguiu movimentar a cidade na baixa temporada.

Se você tem fotografia, documentos ou outros registros que possam contribuir com a história do município, entre em contato com o Arquivo Histórico. Faça parte do resgate histórico cultural de Balneário Camboriú.
Fone: (47) 8464-5234 – com Gisele

Fonte: Acervo Arquivo Histórico de Balneário Camboriú

Compartilhar

Sobre a autora

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com