Com o aumento da população expandiram-se, também, as práticas religiosas. Assim, no decorrer da década de 1950, quatro religiões fincaram raízes na cidade: a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, o Espiritismo, o Luteranismo e o Catolicismo, que já estava presente na região desde o início da colonização por europeus e seus descendentes.

O Centro Espírita Casa de Jesus foi fundado em 4 de junho de 1954, por Erna Schmidt Leman. Dona Erna era filha da Dona Inez Schmidt, proprietária do Praia Hotel. No dia 4 de junho de 1954, num rancho nos fundos da garagem do hotel, começou a atender pessoas em situação de vulnerabilidade social, lavar feridas, dar banho nas crianças, em concomitância com seu trabalho no Centro Espírita Anjo da Guarda, em Itajaí. A primeira noite de doutrina aconteceu em 19 de agosto de 1954. Entretanto, este trabalho começou a criar problemas com os hóspedes do Hotel. Deste modo, Dona Erna foi atrás de doações e apoio, e em um terreno no centro da cidade, no dia 19 de junho de 1958, inaugurou a sede do Centro Espírita Casa de Jesus.

Fonte: Do Arraial do Bonsucesso a Balneário Camboriú: mais de 50 anos de história. Sobre a autora: Mariana Schlickmann é doutoranda em História na Universidade do Estado de Santa Catarina, mestra em História Social da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduada em História (licenciatura e bacharelado) pela Universidade do Estado de Santa Catarina, pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB/UDESC e pesquisadora associada do Instituto Cultural Luisa Mahin.

Compartilhar
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com