A história de Balneário Camboriú está guardada na memória dos moradores mais antigos da cidade, através das lembranças e das experiências vividas. São lembranças da praia, dos pescadores, dos lances de tainha, das festas religiosas, das rosetas da praia, dos turistas, das conquistas e do desenvolvimento da cidade. Desenvolvimento este que se deu com a aprovação do projeto de resolução para criação do Distrito da Praia de Camboriú, apresentado pelo então vereador Gilberto Américo Meirinho, em 18 de fevereiro de 1959.

Após a aprovação do projeto, o Prefeito de Camboriú, Acácio Bittencourt, decide nomear como Intendente do Distrito da Praia de Camboriú Olávio Mafra Cardoso, este conhecido como o médico dos pobres. Afinal, Olávio foi o primeiro farmacêutico da cidade, da chamada “Farmácia Central”. Ela era localizada na antiga Rua Antônio Bittencourt, que mais tarde recebe o nome de Avenida Central, referência dada à primeira farmácia ali localizada.

A posse do primeiro Intendente aconteceu no antigo Restaurante Mariluz, que ficava na Avenida Central. Nesta cerimônia, participaram pessoas ilustres de nossa comunidade e também de cidades vizinhas, como o prefeito de Brusque, Carlos Moritz, e o de Itajaí, Carlos de Paula Seara, que mais tarde ajudaram o Intendente Olávio a aterrar a Avenida Atlântica.

Ao longo da década de 1960, o Distrito da Praia de Camboriú tornou-se um dos pólos turísticos mais importantes de Santa Catarina, aumentando a receita do município e elegendo três vereadores em 1961, Aldo Novaes, Urbano Mafra Vieira e José Linhares, expressando ainda mais o desejo de emancipação.

E nesse movimento de progresso, a Praia de Camboriú foi se desenvolvendo significativamente. Então, no dia 08 de abril de 1964, é sancionada a Lei nº 960 que cria o Município de Balneário Camboriú. Assim, em 20 de julho de 1964, realizou-se a solenidade de instalação do Município e a nomeação de Ewaldo Schaefer para ocupar o cargo de prefeito provisório.

A primeira eleição foi em 03 de outubro de 1965, que consagrou Higino João Pio como o primeiro prefeito eleito de Balneário Camboriú.

Compartilhar

Sobre a autora

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com