A história de uma cidade também pode ser contada através das casas antigas encontradas no município. Em se tratando de nossa cidade, a Casa Linhares, localizada no Bairro da Barra, retrata alguns fragmentos de nossa história. Ela foi construída, aproximadamente, na década de 1950,
por Ademar Rebelo Linhares, que realizou a obra com a comercialização de grãos de café.
A Casa tem 66 anos e é de propriedade da família Linhares. Construída com tijolos maciços e madeira trabalhada manualmente, com janelas coloniais, que guardam marcas e lembranças do bairro. Afinal, através delas foram acompanhados grandes momentos, festas, desfiles de 7 de Setembro, comícios políticos, enfim, uma centena de imagens e cenas incomuns foram visualizadas. As telhas, que cobrem o telhado de quatro-águas, foram compradas na Olaria Bastos.
Na mesma casa vivia o casal com onze filhos e ainda funcionava um pequeno armazém, considerado um dos primeiros comércios do bairro. Em cada cômodo da casa há uma história a ser contada sobre o passado de uma família pioneira na localidade.
Diante de tantas lembranças, memórias e histórias, a Casa Linhares foi escolhida para sediar a Fundação Cultural de Balneário Camboriú, aonde também funciona a Escola de Arte e Artesanato “Cantando, Dançando e Tecendo nossa História”.
Infelizmente a Casa Linhares está totalmente abandonada…

http://wp.clicrbs.com.br/…/casa-historica…/casa-linhares-7/…

As lembranças, as imagens, as pessoas e os lugares ajudam a contar nossa história. São experiências vividas, pessoas conhecidas e lugares frequentados que ficam registrados em nossa memória. Histórias e momentos que não podem ser esquecidos pelo tempo. Faça parte do resgate histórico cultural de Balneário Camboriú.
Se você tem fotografias, documentos ou outros registros que possam contribuir com a história do município, entre em contato pelo (47) 8464-5234 (Whatsapp) – com Gisele.
Fonte: Arquivo Histórico de Balneário Camboriú
Foto: Casa Linhares década de 1950/ Casa Linhares (2008)

Compartilhar
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com