Teoricamente, a colonização de origem europeia começou nas redondezas com a distribuição das sesmarias, entre 1822 e 1823 para sete homens que passaram a habitar a área com suas famílias. Seus nomes eram: José Ignácio Borges, Balthazar Pinto Corrêa, Bernardo Dias da Costa, Manoel Oliveira Gomes, Aurélio Coelho da Rocha, Felix José da Silva e Victorino José Tavares.

De acordo com o relatório do Presidente da Província, João José Coutinho, sobre a população da Província de Santa Catarina, em 1855, os dados sobre “Cambriú”, na Freguesia de Porto Bello eram os seguintes:

Livres brasileiros homens: 838

Livres brasileiros mulheres: 889

Livres estrangeiros homens: 11

Livres estrangeiros mulheres: 1

Escravos homens: 130

Escravos mulheres: 95

Total: 1964

Observando estes números podemos fazer uma análise crítica ao documento e pontuar que, apesar de a historiografia tradicional dar todo o crédito do sucesso das sesmarias para os sete primeiros homens, eles não prosperaram sozinhos. Ao considerar a quantidade de mulheres brancas, que eram maioria, e também o número de pessoas escravizadas, fica evidente a sua participação no processo de desenvolvimento da sociedade local, tanto como força trabalhadora, quanto como agentes que contribuíram para a formação da cultura e identidade local.

Imagens com dados do Relatório do Presidente da Província de Santa Catarina, 1855. Fonte: Arquivo Público do Estado de Santa Catarina/ Lei Provincial 292 de 1848/9. Fonte: Arquivo Público do Estado de Santa Catarina.

Fonte: Do Arraial do Bonsucesso a Balneário Camboriú: mais de 50 anos de história.

Sobre a autora: Mariana Schlickmann é doutoranda em História na Universidade do Estado de Santa Catarina, mestra em História Social da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduada em História (licenciatura e bacharelado) pela Universidade do Estado de Santa Catarina, pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB/UDESC e pesquisadora associada do Instituto Cultural Luisa Mahin.

Compartilhar

Sobre a autora

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com