A partir nos anos 1920, moradores de cidades vizinhas como Itajaí e Blumenau, principalmente de origem alemã, começaram a frequentar a praia com assiduidade, o que demandou a construção dos primeiros hotéis.

Inaugurado em 1928 pelo proprietário Jacob Schmitt, o Strand Hotel, ou “Hotel do Jacó”, foi a primeira hospedaria da Praia de Camboriú e estava localizado na Avenida Atlântica esquina com a Avenida Central. Em 1934, foi construído um novo empreendimento hoteleiro neste mesmo local, o Hotel Miramar, que está em funcionamento até hoje, porém com uma arquitetura contemporânea.

Neste mesmo ano, também foi inaugurada a primeira construção de alvenaria da cidade, o Balneário Hotel, situado na Avenida Atlântica esquina com a Rua 1800, o qual foi demolido em 1997. Aos poucos, a rede hoteleira foi aumentando com o Hotel Silva, de Bruno Silva; a Pensão Alice, de Alice Schreep; o Praia Hotel, de Inêz Schmidt Hartig; o Hotel, Sorveteria e Restaurante Benthien, de Paulo Benthien, entre outros.¹

Pelos sobrenomes destes empreendedores pioneiros podemos perceber que são de origem germânica em sua maioria.

1 GONÇALVES, Dorval. O Jornal de Camboriú. 28-7-74, p. 3. Júnior, Silveira (Org). Álbum descritivo-fotográfico da Praia de Camboriú. Abril de 1952.

Fonte: Do Arraial do Bonsucesso a Balneário Camboriú: mais de 50 anos de história.

Sobre a autora: Mariana Schlickmann é doutoranda em História na Universidade do Estado de Santa Catarina, mestra em História Social da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduada em História (licenciatura e bacharelado) pela Universidade do Estado de Santa Catarina, pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB/UDESC e pesquisadora associada do Instituto Cultural Luisa Mahin.

 

Compartilhar

Sobre a autora

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com