Balneário Camboriú teve sua emancipação político-administrativa reconhecida no dia 20 de julho de 1964. Conta, hoje, com uma população fixa em torno de 108 mil habitantes, e é considerado o principal balneário do Sul do Brasil, tendo no turismo sua principal fonte de renda. Durante o verão sua população sobe para mais de um milhão de pessoas, sobretudo nos meses de janeiro e fevereiro.
Situada dois metros acima do nível do mar, possui uma área de 46,4 Km², limitando-se com os municípios de Itajaí (norte), Camboriú (oeste), Itapema (sul) e ao leste com o Oceano Atlântico, cujas águas calmas e límpidas banham a belíssima praia central numa extensão de 6.500 metros. Além disso, Balneário Camboriú é privilegiado com as praias de Laranjeiras, Taquaras, Taquarinhas, Pinho (centro de naturismo), Estaleiro, Estaleirinho e Mata de Camboriú. O acesso a essas praias é possível pela Linha de Acesso as Praias – Interpraias.
Balneário Camboriú tem hoje uma completa infraestrutura para receber os turistas, o que a transforma no quinto centro turístico nacional e na cidade brasileira que, proporcionalmente, mais turistas recebe durante o ano. Atualmente há na cidade mais de seis mil estabelecimentos comerciais entre bares, restaurantes, boates, danceterias e lojas, que oferecem aos turistas as mais variadas opções de divertimento e compras.
A juventude marca grande presença, pois, além de ser ponto de encontro nas férias, Balneário Camboriú é considerada jovem. Mais da metade dos moradores tem abaixo de 30 anos. Também é jovem porque foi fundada em 20 de julho de 1964, mas ao mesmo tempo guarda histórias do século 19, com a colonização portuguesa fixando povoado às margens direitas do rio Camboriú, no Arraial do Bom Sucesso, atual bairro da Barra, em torno de 1820.

Compartilhar
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com