O casal, Franz e Alice Von Knoublauch, chegou à Praia de Camboriú na década de 1930. Com a intenção de construir uma casa de veraneio, Franz trouxe de Blumenau todo o material de construção e mão-de-obra especializados para o serviço. Uma de suas casas foi construída na Rua 3900, esquina com Avenida Atlântica. Hoje, neste local, encontra-se o Residencial Alice. Os passeios e férias com sua família na praia tornaram-se freqüentes. Sua filha, Annegret, relembra: “Nossa mãe Alice cuidava sempre para que não pegássemos muito sol, afinal, nossa pele era muito branquinha. Lembro, ainda, que existiam alguns pescadores que acabaram ficando amigos da família. Sempre que chegávamos, eles vinham vendendo seu peixinho e conversando com papai. Daquele tempo para cá não consegui parar de visitar a cidade, hoje continuo morando alguns dias em Blumenau e outros aqui”. Na época em que a família Von Knoublauch veraneava na cidade, a praia central não era movimentada, existiam poucas casas e os veranistas costumavam estreitar laços de amizades com os pescadores locais.

Na fotografia é possível observar os irmãos Annegret, Hermann e Hans nas areias da praia se divertindo com a tranqüilidade oferecida na época. Os barracões dos pescadores e as varas onde eram colocadas as redes de pesca para secar eram elementos da paisagem na Praia Central.

A entrevista completa de Annegret Von Knoublauch está no acervo do Arquivo Histórico de Balneário Camboriú.

Se você tem fotografia, documentos ou outros registros que possam contribuir com a história do município, entre em contato com o Arquivo Histórico. Faça parte do resgate histórico cultural de Balneário Camboriú.
Fone: (47) 8464-5234 – com Gisele C. Cardozo

Fonte: Acervo Arquivo Histórico de Balneário Camboriú

Compartilhar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com