Por Sergio Antonio Ulber e equipe

“Na manhã do dia 24 de março nossa equipe teve o privilégio de conhecer o acervo particular da Família Fischer. Fomos recebidos por Klaus e seu filho, Claudio, que administraram o hotel fundado por Adolfo Fischer, pai de Klaus.

Para nossa surpresa, o acervo superou todas as expectativas e encanta pela quantidade de informações iconográficas registradas e preservadas. Um verdadeiro tesouro engavetado, com fotografias, manuscritos, ilustrações e materiais publicitários que documentam a construção do hotel, a evolução urbana da cidade, a moda e estilo de vida da época, o uso da praia e do Rio Camboriú para fins econômicos e recreativos, enfim, uma quantidade enorme de informações que ainda estamos processando, mas que já podemos afirmar ser de extrema importância para a história de Balneário Camboriú, do estado de Santa Catarina e, nas devidas proporções, do país.

Antes de iniciar a análise e seleção do material, ouvimos um resumo da história de vida de Klaus Fischer e sua família, desde seu nascimento, na Alemanha, em 1929, até o encerramento das atividades do hotel, em 2009.

A cadência serena da narrativa, compassada pelas tragadas de cachimbo que liberavam um cheiro doce de tabaco no ar, contrasta com as dificuldades enfrentadas pela família ao longo da trajetória que inclui, por exemplo, a superação das consequências geradas pela Segunda Guerra Mundial, a travessia do Atlântico e as adaptações da família desprovida financeiramente em um novo país.

Nossa primeira conversa durou cerca de três horas corridas, pautada pelos detalhes e informações apresentadas nos documentos. Neste encontro inicial, conseguimos mensurar, mapear e começar a organização do acervo, que já foi parcialmente digitalizado. Estimamos que ainda serão necessárias cerca de duas a três visitas para concluir esta etapa de digitalização.”

A equipe responsável por este projeto é composta por:

Coordenação geral: Sergio Antonio Ulber
Análise histórica: Murilo Maluche Schaefer
Análise Patrimônio Arquitetônico e Urbanístico: Gabriel Gallarza
Análise moda e estilo de vida: Caroline Santos
Análise iconográfica: Sergio A. Ulber
Curadoria: Felipe Gallarza e Sergio A. Ulber
Digitalização: Vitor Ebel
Restauração e tratamento: Felipe Gallarza e Sergio A. Ulber
Jornalista: Vinícius B. de Oliveira
Designer Gráfico: Felipe Gallarza
Produtora Gráfica: Isabela Araújo Costa
Produtora Audiovisual: Eagles Shoot Creative Films

Na imagem, equipe ouvindo os relatos de Klaus Fischer.

Fonte: https://memoriahotelfischer.wordpress.com
Foto: Vitor Ebel

Compartilhar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com