A história da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil em Balneário Camboriú começou por meio de uma iniciativa da senhora Berty Jensen, em 21 de junho de 1956. Os primeiros cultos foram celebrados na casa de Dona Berty, e depois na sala da pequena casa de madeira que pertencia à Sociedade das Senhoras Evangélicas do Sínodo Evangélico de Santa Catarina.

Com capacidade para apenas 20 pessoas, o espaço já não comportava as mais de 25 famílias luteranas residentes na Praia de Camboriú. Assim, Dona Berty iniciou uma campanha, que se estendeu por diversas cidades do Vale do Itajaí, para angariar fundos para a construção de uma capela, com capacidade para 100 pessoas. A capela, localizada na rua 2300, foi projetada por Paul Tesch e  inaugurada em 22 de janeiro de 1961.

Com o crescimento da comunidade, o local, mesmo passando por uma ampliação em 1970, ficou pequeno. Em agosto de 1982, a prefeitura de Balneário Camboriú doou um terreno para a construção de uma nova igreja, que foi inaugurada em 5 de maio de 2002.

Fonte: Do Arraial do Bonsucesso a Balneário Camboriú: mais de 50 anos de história. Sobre a autora: Mariana Schlickmann é doutoranda em História na Universidade do Estado de Santa Catarina, mestra em História Social da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduada em História (licenciatura e bacharelado) pela Universidade do Estado de Santa Catarina, pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB/UDESC e pesquisadora associada do Instituto Cultural Luisa Mahin.

Compartilhar
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com