No início dos anos 2000 Balneário Camboriú já apresentava suas características de crescimento vertical e explosão da construção civil e do setor imobiliário. Alguns edifícios, mais antigos e menores, começavam a ser demolidos para dar lugar a prédios de grande porte. O setor turístico e de hotelaria também modernizavam suas atividades e instalações.
Todas essas mudanças acabaram por atingir também a forte história do Hotel Fischer, que passou a não desenvolver todo o potencial econômico que seu terreno comportava. Depois de 52 anos de operações, com hóspedes que registravam no livro-ouro todo o prazer de ter se hospedado no hotel, com a história de uma família construída ao redor do edifício, com a recepção de presidentes brasileiros, como João Goulart e Juscelino Kubitschek, o Hotel Fischer fechou suas portas em 2009. O fato do empreendimento estar fechado, a falta de articulação de políticas públicas e as generosas ofertas de negócios proporcionadas pela construção civil são considerados os principais fatores que levaram à venda do hotel, e, consequentemente, a sua demolição em 2012. O hotel foi comprado pela construtora Procave, que já investia em imóveis na orla da praia e estava interessada em um empreendimento imobiliário residencial no local.
A demolição do Hotel Fischer foi realizada pela empresa Terra Brasil Terraplanagem, e foi realizada através da técnica de desmonte do edifício, de cima para baixo.
No terreno, o espaço ainda vazio só faz alimentar a imaginação e a memória, que projeta ali as histórias do que não foi apenas um estabelecimento ou um edifício nesse mar de prédios de Balneário Camboriú. O Hotel Fischer representa parte fundamental de uma ainda recente história da cidade. Se as paredes não existem mais, a memória, através de relatos e fotografias, seguirá edificada.

Fonte texto e imagem: Hotel Fischer: Fotografias e Memória

Coordenação geral: Sergio Antonio Ulber
Edição: Núcleo Catarinense de Fotografia – NCF nucleocf.tumblr.com
Análise Histórica: Murilo Maluche Schaefer
Análise Patrimônio Arquitetônico e Urbanístico: Gabriel Gallarza
Análise Moda e Estilo de Vida: Caroline Santos
Análise Iconográfica: Sergio Antonio Ulber
Textos e revisão: Vinicius Batista de Oliveira
Projeto gráfico e diagramação: Felipe Gallarza
Curadoria fotográfica: Felipe Gallarza e Sergio Antonio Ulber
Digitalização: Vitor Ebel
Tratamento: Felipe Gallarza e Sergio Antonio Ulber

Compartilhar

Sobre a autora

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com