A história de Balneário Camboriú está guardada na memória dos mais idosos da cidade, através das lembranças das experiências vividas. São lembranças da praia, dos pescadores, dos lances de tainha, das festas religiosas, das rosetas da praia, dos turistas, das conquistas e do desenvolvimento da cidade. Desenvolvimento este que se deu com a aprovação do projeto de resolução para criação do Distrito da Praia de Camboriú, apresentado pelo então vereador Gilberto Américo Meirinho, em 18 de fevereiro de 1959.

Após a aprovação do projeto, o Prefeito de Camboriú, Acácio Bittencourt, decide nomear como Intendente do Distrito da Praia de Camboriú Olávio Mafra Cardoso, este conhecido como o médico dos pobres. Afinal, Olávio foi o primeiro farmacêutico da cidade, da chamada “Farmácia Central”. Ela era localizada na antiga Rua Antônio Bittencourt, que mais tarde recebe o nome de Avenida Central, referência dada à primeira farmácia ali localizada.

A posse do primeiro Intendente aconteceu no antigo Restaurante Mariluz, que ficava na Avenida Central. Nesta cerimônia, participaram pessoas ilustres de nossa comunidade e também de cidades vizinhas, como o prefeito de Brusque, Carlos Moritz, e o de Itajaí, Carlos de Paula Seara, que mais tarde ajudaram o Intendente Olávio a aterrar a Avenida Atlântica.

Ao longo da década de 1960, o Distrito da Praia de Camboriú tornou-se um dos pólos turísticos mais importantes de Santa Catarina, aumentando a receita do município e elegendo três vereadores em 1961, Aldo Novaes, Urbano Mafra Vieira e José Linhares, expressando ainda mais o desejo de emancipação.

E nesse movimento de progresso, a Praia de Camboriú foi se desenvolvendo significativamente. Então, no dia 08 de abril de 1964, é sancionada a Lei nº 960 que cria o Município de Balneário Camboriú. Assim, em 20 de julho de 1964, realizou-se a solenidade de instalação do Município e a nomeação de Ewaldo Schaefer para ocupar o cargo de prefeito provisório.

A primeira eleição foi em 03 de outubro de 1965, que consagrou Higino João Pio como o primeiro prefeito eleito de Balneário Camboriú.

Compartilhar

Sobre a autora

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com