Antes mesmo de pisar na ainda deserta cidade de Balneário Camboriú e construir um hotel e uma história rica, a família Fischer já tinha a marca do tempo e de seus fatos marcantes registrados em sua trajetória. O patriarca Adolfo Fischer é natural da pequena Dalberg Wendelstorf, cidade alemã que mesmo nos dias de hoje não passa dos 600 habitantes. Nascido no dia 12 de outubro de 1903, Adolfo teve uma forte ligação inicial com o campo, devido às características do município alemão, que refletiu em sua formação em Agronomia.
Aos 20 anos de idade, Adolfo vem para o Brasil buscando melhores condições após a Primeira Guerra Mundial. Ele e a família se instalam perto de Videira, no Vale do Rio do Peixe, Oeste do estado de Santa Catarina. Foi lá que em 1929 nasceu Klaus. O primogênito de Adolfo também iniciou a vida com uma ligação com o campo. Andava a cavalo, trabalhava na fazenda e gostava muito de marcenaria.
Ao fim dos anos 1930, mesmo morando no Brasil, Adolfo foi obrigado a servir o exército alemão na Segunda Guerra Mundial. Lutou por um ano e meio e, segundo Klaus, voltou abatido do campo de batalha. Em terras brasileiras o reflexo da guerra foi sentido pelo restante da família. Klaus conta que estudava alemão, mas que devido ao conflito foi proibido de utilizar a língua do pai e mesmo as relações pessoais da família com outros moradores se tornaram difíceis. Nas imagens, Casa onde residía a família Fischer, na Alemanha; Adolfo Fischer em traje militar durante a Segunda Guerra Mundial.

Fonte texto e imagem: Hotel Fischer: Fotografias e Memória

Coordenação geral: Sergio Antonio Ulber
Edição: Núcleo Catarinense de Fotografia – NCF nucleocf.tumblr.com
Análise Histórica: Murilo Maluche Schaefer
Análise Patrimônio Arquitetônico e Urbanístico: Gabriel Gallarza
Análise Moda e Estilo de Vida: Caroline Santos
Análise Iconográfica: Sergio Antonio Ulber
Textos e revisão: Vinicius Batista de Oliveira
Projeto gráfico e diagramação: Felipe Gallarza
Curadoria fotográfica: Felipe Gallarza e Sergio Antonio Ulber
Digitalização: Vitor Ebel
Tratamento: Felipe Gallarza e Sergio Antonio Ulber

Compartilhar

Sobre a autora

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com