Em 1933, na já conhecida “Praia de Camboriú”, alguns padres franciscanos de Blumenau iniciaram a construção de um casarão de madeira que serviria de casa de recreio para os estudantes do ginásio. Próximo à construção, foi edifi cado um salão de 120 metros para servir de capela ou oratório público.

Em 1957, é criada a Capela Santa Inês e pertencia à Paróquia do Divino Espírito Santo de Camboriú. Com o crescente número de fi éis, em 21 de janeiro de 1967, por decreto de Dom Afonso Nieheus, foi criada a Paróquia. A construção da atual igreja teve seu início com o lançamento da pedra fundamental, em junho de 1968.
A conclusão da obra aconteceu apenas em 1994. Sua arquitetura arredondada caracteriza um dos instrumentos utilizados pelo pescador: a rede de pescar. Para algumas pessoas, ela se parece com um chapéu de palha. O responsável pela obra foi o arquiteto Rubens Meister.
A Paróquia Santa Inês, desde sua criação, está aos cuidados dos padres franciscanos e pertence à Província Franciscana da Imaculada Conceição. Está localizada na Rua 1400, nº 429, no Centro da cidade.

Se você tem fotografia, documentos ou outros registros que possam contribuir com a história do município, entre em contato com o Arquivo Histórico. Faça parte do resgate histórico cultural de Balneário Camboriú.
Fone: (47) 8464-5234 (Whatsapp) – com Gisele

Compartilhar

Sobre a autora