Com o dinheiro do negócio no Terraço Boa Vista, Adolfo compra, poucos anos depois, o terreno no inóspito local onde será mais tarde construído o Hotel Fischer. A escolha foi dita como ousada na época, pois a região era distante do centro, onde a cidade possuía uma mínima estrutura. A postura visionária já ao fim da década de 1950 ajudou a construir a identidade cultural da cidade, tão reconhecida por seu desenvolvimento turístico e imobiliário.
Segundo Adolfo Fischer, a Balneário Camboriú de 1950 tinha pouco mais de uma centena de casas, a maioria de pescador. Se distante de onde a cidade iniciava sua infraestrutura, o terreno onde se ergueria o Hotel Fischer era próximo de três marcos: o rio, o mar e o histórico Bairro da Barra. Na região do terreno, o Rio Camboriú faz uma curva e forma uma faixa de areia relativamente estreita, deixando os dois corpos d’água, rio e mar, bem próximos. Duas ilhas pequenas no leito do rio marcam a paisagem natural do espaço também. Sobre a localização e o início da construção, Klaus comenta:
“(…) este prédio que nós chamamos de ala germânica. Aí em onze meses nós fizemos isso daí. Fizemos uma coisa que muita gente daqui do Estado dizia: ‘esses alemães são loucos’. Primeiro fez um hotel no canto da praia onde não tinha movimento nenhum, só casinha de pescador, né. Mas nós fizemos o hotel, porque era frente mar e frente rio. Então nós sabíamos que lugar mais calmo que aqui não existia, não existe em Camboriú”.

Fonte texto e imagem: Hotel Fischer: Fotografias e Memória

Coordenação geral: Sergio Antonio Ulber
Edição: Núcleo Catarinense de Fotografia – NCF nucleocf.tumblr.com
Análise Histórica: Murilo Maluche Schaefer
Análise Patrimônio Arquitetônico e Urbanístico: Gabriel Gallarza
Análise Moda e Estilo de Vida: Caroline Santos
Análise Iconográfica: Sergio Antonio Ulber
Textos e revisão: Vinicius Batista de Oliveira
Projeto gráfico e diagramação: Felipe Gallarza
Curadoria fotográfica: Felipe Gallarza e Sergio Antonio Ulber
Digitalização: Vitor Ebel
Tratamento: Felipe Gallarza e Sergio Antonio Ulber

Compartilhar

Sobre a autora

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com